quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Para todos os garotos que já amei - Jenny Han


"Quando escrevo,não reprimi nada. Escrevo como se ele nunca fosse ler. Porque não vai mesmo. Cada pensamento secreto,cada observação cuidadosa,todos os sentimentos que guardei dentro de mim,coloco tudo na carta. Quando termino,fecho o envelope,escrevo o endereço e coloco dentro da caixa de chapéu azul-petróleo. Não são cartas de amor no sentido mais estrito da palavra. Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque,depois que escrevo,aquele amor ardente para de me consumi."

    Lara Jean tem 16 anos e é a irmã do meio de três filhas,Margot 18 anos,e Kitty,9 anos. E já teve cinco amores e para todos escreve uma carta de 'despedida' quando 'acaba' os sentimentos,mas sem envia-las. Sua irmã mais velha vai morar na Escócia para fazer faculdade e agora ela precisa fazer o que Margot fazia,ou seja,quase tudo,pois a mãe delas faleceu quando eram pequenas então tiveram que amadurecer rápido e ajudar o pai. E como se não bastasse as cartas que ela escrevera foram enviadas e não se sabe como.
    Essas cartas causaram grande confusão,quando os outros receberam e foram tirar satisfações, ela apenas ficou com vergonha,mas quando uma pessoa próxima recebe... Ela finge que está namorando alguém que não gosta. E a confusão está formada!

"Eu  não tinha percebido,mas acho que talvez tenha sido invisível todos esses anos. Era só uma pessoa que estava ali."

    Eu não tive exatamente tempo para digerir o livro, porque eu comprei e dentro de 5 horas já tinha lido,porque eu não conseguia parar de ler,queria saber mais e mais. E eu vivia repetindo "eita,que menina louca","eita vai dar b.o". Mas as suposições que eu fiz deram certo,acertei todas.
    É uma escrita bem fluida e diferente dos romances,esse livro é mais sobre auto conhecimento, tem romance,mas de um jeito diferente. Achei engraçado, principalmente as partes de Kitty,que apesar de ser bem nova é bem decidida. E adorei quando Lara começou a enfrentar os medos e fazer coisas,pois como seguia o exemplo da irmã,não fazia nada e só percebeu quando ela foi embora, que  só tinha uma amiga e meia,não ia a festas...

"Não,eu nunca namorei. Mas muitas pessoas que conheço namoraram e não se apaixonaram nem uma vez. Eu já me apaixonei."

    Me fez refletir bastante e me senti na pele de Lara. Além de mostrar que as vezes o que se pensa não é exatamente o que é,não é porque todos falam algo que seja verdade,as vezes precisamos conhecer antes de poder julgar e falar qualquer coisa. Amei o livro, as vezes a vida é só questão de perspectiva, basta uma coisa acontecer e tudo muda.

"É divertido imaginar o que poderia ter acontecido. Divertido,mas assustador. É como se eu achasse que essa porta estivesse fechada,mas aqui está ela,com uma frestinha aberta. E se?"


Nenhum comentário:

Postar um comentário